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Como recuperar o corpo dos excessos de fim de ano?

Durante praticamente todo o mês de dezembro, as confraternizações de trabalho, entre amigos ou em família fizeram dos excessos gastronômicos uma realidade. Confira alguns truques de como liberar as toxinas acumuladas neste período.

Recupere seus horários
A rotina do dia a dia é fundamental para o organismo. Depois de tantas festas, é conveniente voltar aos horários normais das refeições, principalmente o jantar: de duas a três horas antes de ir para a cama.

Zero álcool
Se quiser recuperar a forma e a saúde, você deve banir completamente as bebidas alcoólicas nos próximos meses.

Muita água
Nada melhor que beber muita água para desintoxicar o corpo!

Exercício
Se você já fazia algum esporte antes do Natal, é só voltar à ativa. Se não, pode começar a caminhar durante 30 minutos ao dia e ir aumentando progressivamente este tempo até poder correr 20 minutos seguidos.

Fruta e verdura
As frutas e as verduras são saudáveis e pouco calóricas. O recomendável é consumir 5 peças ao dia.

Evite refrigerantes
Os alimentos açucarados abundam na época de Natal. Evite consumir refrigerantes e doces o máximo possível.

Pouca quantidade de comida
Seja forte e coloque pequenas porções de comida no prato. Se exagerar, mais difícil e devagar você vai conseguir perder os quilos adquiridos nas festas de fim de ano.

Muita fibra
É possíve que sua sensação de estômago inchado esteja relacionada às comidas muito elaboradas e cheias de gordura, típicas desta época. Alimentos ricos em fibra ajudam a diminuir o problema. Maçãs assadas com limão e canela são uma ideia de receita.

Leguminosas
As leguminosas são nutritivas e podem ajudar a saciar sua fome nos dias posteriores às festas natalinas. Aposte por elas, em pequenas quantidades.

Cuidado com as sobremesas
Se você não pode deixar de comer algo doce depois do almoço, escolha sobremesas com ingredientes naturais como picolés de fruta.

Sucos detox
Cúrcuma, gengibre, miso, abacaxi são alguns ingredientes para preparar um suco que aumenta as defesas, melhora a circulação e protege o aparato digestivo.

Fora açúcar
A maior parte do açúcar que consumimos diariamente é desnecessária. Fique atento ao que pode evitar.

Alimentos desintoxicantes
Para aliviar os incômodos causados pelo excesso de comida, devemos procurar alimentos que estimulem o fígado, os rins e o intestino. Verduras como alcachofras, aspargos, salsão e frutas como maçã ou pera são alguns exemplos.

Chás
Os chás evitam a retenção de líquidos e ajudam a queimar calorias.

Yoga
Um estudo publicado na revista Medicine & Science assegura que uma sessão de 1 hora de yoga supõe queimar 500 calorias. O fato é que esta atividade ajuda a recuperar a concentração e a relaxar.

Renove o café-da-manhã
É possível que, durante este período de festas, você tenha comido, pelas manhãs, o que sobrou das sobremesas dos dias anteriores. A partir de agora, reúna alimentos saudáveis que contenham fibra, proteína e carboidratos, como leite desnatado, pão integral, peito de peru e sucos.