Canal da Saúde
   
 
 
 
 
Not?cia - O que significa ter um metabolismo rápido? NOTÍCIAS AO MINUTO
O que significa ter um metabolismo rápido?

Aquilo que comummente é denominado por metabolismo rápido ou lento, os cientistas definem como taxa de metabolismo basal, isto é, a quantidade de calorias que o corpo necessita para continuar a funcionar enquanto estamos em repouso.

Contudo, o grande erro é a ideia falaciosa, como aponta a publicação Hypescience que as pessoas mais magras têm sempre uma taxa de metabolismo basal mais elevada.

A cientista norte-americana Catherine Kotz que estuda como o cérebro regula o equilíbrio energético, na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, explica àquela publicação que o músculo requer de facto mais calorias do que a gordura.

Sendo que por exemplo, meio quilo de músculo queima cerca de 30 calorias enquanto a mesma quantidade de gordura gasta somente dez.

Todavia, refere Kotz, o que importa são as quantidades relativas de gordura e músculo. Por outras palavras, indivíduos obesos com níveis altos de gordura corporal podem ter taxas de metabolismo basal mais elevados, comparativamente a pessoas magras com pouco músculo e gordura. Imagine: três quilos de gordura queimariam 60 calorias, enquanto meio quilo de músculo queimaria a metade desse valor.

Consequentemente, e como sublinha a Hypescience, se duas pessoas têm a mesma quantidade de gordura, a pessoa com mais músculo terá um metabolismo mais rápido.