Canal da Saúde
   
 
 
 
 
Not?cia - Saiba como higienizar sua casa contra o Coronavírus ALTO ASTRAL
Saiba como higienizar sua casa contra o Coronavírus

Com a doença se alastrando cada vez mais, a prevenção contra o Coronavírus é essencial. Só no Brasil já foram mais de 90 casos confiramos (até o momento da última edição desta matéria) e, por isso, é importante conter a proliferação de todas as formas possíveis. Como iniciativa de conscientização, alguns médicos estão ensinando métodos para manter sua casa segura diante da pandemia.

Prevenção contra o Coronavírus

Em entrevista à Casa Vogue, Roberto Figueiredo, também conhecido como "Dr. Bactéria", afirma que a limpeza dentro de casa é essencial e alguns cuidados importantes não podem ser ignorados. Retirar os sapatos antes de entrar é uma das principais dicas do biomédico. “Na rua você pisa em todo tipo de material: cuspe, insetos, poeira, animais“, alerta.

Uma outra opção é utilizar capachos de vinil e optar por aqueles que podem ser limpos com água. “Lave o capacho toda semana. E lembre-se de borrifar [diariamente] desinfetante à base de quaternário de amônio“, reforça. Além disso, ele também alerta sobre pessoas que frequentaram cemitérios ou ambientes hospitalares. “Jogue bicarbonato de sódio dentro do calçado e deixe "respirar" por 24 horas“.

Como higienizar a casa?

“Utilize desinfetante ou uma solução de vinagre e água para limpar o piso“, sugere o biomédico. Para outras superfícies, o álcool 70% deverá ser utilizado. “O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o produto“, comenta Figueiredo.

Em caso de algum morador da casa já ter sido infectado pelo vírus, os cuidados são um pouco mais específicos. “Utilize avental descartável, máscara, protetor de cabelos e pés, e luvas para efetuar a limpeza“, afirma. Fora isso, o desinfetante comum deverá ser substituído por outro à base de álcool ou hipoclorito.

Como limpar os celulares e smartphones?

“O celular pode ser um vetor para qualquer tipo de organismo“, afirma o médico. Higienizá-los pelo menos uma vez por semana é essencial. No entanto, evite álcool em gel para realizar o procedimento, já que o produto pode acabar oxidando o aparelho. Opte por um lenço embebido em álcool isopropílico.