Canal da Saúde
   
 
 
 
 
Not?cia - Os alimentos indispensáveis quando passamos dos trinta! RECEITAS SEM FRONTEIRAS
Os alimentos indispensáveis quando passamos dos trinta!

Depois dos trinta temos que repor em nosso organismo os elementos básicos e vitais para ficarmos sempre em forma. Veja que alimentos ajudam!

O Leite
O leite é rico em cálcio, é excelente para os ossos. Ele traz também proteínas. Se você digere bem o leite beba todos os dias.

A Aveia em flocos
Os flocos de aveia são fonte de fibras e seu efeito saciante é perfeito para evitar a tentação de lambiscar fora de hora e manter o horário das refeições sem ansiedades. Podemos acrescentá-los em bolos, sobremesas, iogurtes, massa de crepes... Pela manhã é perfeito com leite quente ou um iogurte, frutas e mel, na granola feita em casa, enfim não há motivo para não consumirmos uma porção por dia. Excelente para o bom funcionamento dos intestinos, combater o colesterol ruim e ótima também para a pele, pois tem muita vitamina E.

As Amêndoas
As amêndoas são excelentes por seu alto teor em vitamina E, ajudando contra o envelhecimento. Elas são também excelentes para a saúde de modo geral e um consumo de 30 g por dia é ideal. Ela pode ser consumida de muitas maneiras, desde amêndoas cruas (para comer fora de hora) até seu uso em sobremesas, bolos, etc. Não se prive, ela é essencial, sem contar que são deliciosas!

O Salmão
Ah! O salmão! Rico em Ômega 3 é excelente para o sistema vascular. O ideal seria seu consumo pelo menos duas vezes por semana, cozido no vapor, grelhado, tartare, em papelotes, enfim um prato sempre saboroso e saudável. Sua companheira a sardinha (principalmente a enlatada) também faz parte dos peixes ricos em Ômega 3 e seu consumo também é necessário.

Os Tomates
Os tomates são pouco calóricos e ricos em vitamina C. Eles trazem vitalidade e energia. Podemos comê-lo durante todo o ano em saladas, recheados, em tians, etc. Até mesmo sua geleia é deliciosa.

O Pão
Os pães, principalmente os integrais e os cheios de grãos, são ótimos para a saúde pelo seu aporte de fibras, minerais e vitaminas E e B. O recomendado para consumo diário são os que contêm pelo menos 12 grãos e os integrais, mas nada impede que você utilize uma vez ou outra (dependendo da ocasião) um pão de farinha branca.

O Chocolate
Consumir chocolate com moderação é bom para a saúde e para o moral. Comer 2 ou 4 quadradinhos de chocolate (o amargo é ideal) por dia só vai lhe fazer bem. Coma sem remorso!

O Espinafre
Os espinafres são ricos em vitaminas, magnésio e em antioxidantes. Eles também são pouco calóricos, portanto podem ser consumidos frequentemente. Eles são versáteis e podem ser utilizados em saladas, refogados, em lasanhas, omeletes, sopas cremosas, enfim, não há desculpas para não consumi-lo regularmente.

Os Ovos
O ovo é um alimento super completo já que ele contém todos os elementos para formar uma nova vida. Ele é rico em vitaminas A, B2, B12 sem contar que é rico em proteínas e substitui perfeitamente a carne numa refeição. O mito do problema de seu consumo por causa do colesterol caiu por terra e hoje sabemos que seu consumo é necessário e básico. Apenas as pessoas alérgicas a ele não podem incluí-lo em sua alimentação.

Os Iogurtes
Os iogurtes e os produtos fermentados são bons para nós. Eles são nutritivos, derivados do leite que é essencial e nos ajudam a bem digerir. Eles são fontes de cálcio, portanto benéficos para os ossos. O ideal é comer 3 produtos de laticínios por dia: leite, iogurte, queijo, etc.