Canal da Saúde
   
 
 
 
 
Not?cia - Não use maquiagem por baixo da máscara VIX
Não use maquiagem por baixo da máscara

O uso de máscaras é bastante importante para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, mas mais importante do que isso é usá-las da forma correta, evitando hábitos que tornam a máscara ineficiente.

Entre estes hábitos, por exemplo, está o uso de maquiagem que, segundo especialistas, pode fazer com que a máscara não funcione tão bem quanto deveria.

Maquiagem pode tornar máscara ineficaz

Em muitas cidades do Brasil e do mundo, o uso de máscaras se tornou obrigatório devido à pandemia de COVID-19, mas muitas pessoas usam este item de forma errada. Um dos erros, por exemplo, é usá-la por cima da pele maquiada, e a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica a importância de evitar isso.

“Ao entrar em contato com a maquiagem, o equipamento é considerado contaminado, sendo preciso então descartá-lo. As sujidades da maquiagem que ficam acumuladas nas máscaras podem levar à diminuição da filtragem do ar, reduzindo sua eficácia na hora de impedir a passagem de agentes patógenos como o novo coronavírus”, afirma a médica.

Conforme explica a dermatologista, este é um cuidado especialmente importante para máscaras cirúrgicas descartáveis e a N95, e vale não apenas para maquiagem, mas também para alguns outros produtos que se passa na pele, como loções pós-barba, filtro solar com base e cosméticos “pesados”, como cremes mais espessos. A solução para isso, segundo ela, é optar por produtos mais leves, de textura sérum ou gel.