Canal da Saúde
   
 
 
 
 
Not?cia - Vitamina C na pele: tudo o que ela pode fazer por você MINHA VIDA
Vitamina C na pele: tudo o que ela pode fazer por você

Ter uma pele radiante, sem manchas e protegida contra o envelhecimento precoce é o desejo de praticamente todas as pessoas, não é? Pois para isso existe a vitamina C que, quando aplicada topicamente na pele, pode proporcionar grandes benefícios.

Para tirar todas as dúvidas sobre esse ativo tão poderoso, o Minha Vida ao Vivo conversou com o dermatologista Daniel Dziabas e com a influenciadora digital Jéssica Freitas e esclareceu como funciona esse composto queridinho da pele.

O que faz com que a vitamina C seja tão relevante para a rotina de skincare?

Daniel Dziabas: A vitamina C se destaca hoje como um dos componentes principais da rotina de skincare, principalmente porque ela é muito efetiva, tem resultados científicos comprovados e respaldados ao longo dos anos. O que se destaca como principal função da vitamina C é, em primeiro lugar, sua função antioxidativa. Ela consegue fazer uma espécie de limpeza nas nossas células, retirando os radicais livres e permitindo que nossas células continuem se multiplicando e funcionando da melhor maneira possível.

Ela também tem um papel muito importante na formação do colágeno, aquela fibra que ajuda na estruturação da nossa pele, que a mantém com sustentação e elasticidade adequadas. Além disso, há outro componente: ela tem um efeito clareador comprovado. É por isso que ela se destaca e não pode faltar em uma boa rotina de cuidados com a pele.

Os benefícios são os mesmos quando se trata da vitamina C pura?

Daniel Dziabas: Os estudos científicos mostram um destaque na utilização da vitamina C na forma pura. E o que é a vitamina C na forma pura? É o ácido ascórbico. Existem outros derivados de vitamina C, porém esses derivados não vão ter necessariamente a mesma efetividade, pois os estudos científicos que comprovam a estabilidade, o funcionamento no clareamento das manchas, o estímulo ao colágeno, são todos feitos - em grande parte - com a vitamina C pura.

A preferência que a gente tem é para produtos que ofereçam esse tipo de substância, na forma pura, que é a que tem mais comprovação científica. Os estudos abordam a vitamina C pura na concentração acima de 8% podendo chegar até 20%. Nós, como dermatologistas, acabamos prescrevendo para o paciente uma dose em torno de 10% para a maior parte deles, e em alguns casos podemos chegar a doses maiores também.

É verdade que a partir de 20% de concentração de vitamina C, a absorção na pele é menor?

Na verdade o que existe é uma saturação da pele. Ou seja, existe uma concentração máxima em que a gente atinge um platô, como se fosse uma concentração máxima de vitamina C na pele. A partir de uma determinada concentração, você não vai ter mais benefícios. Há estudos científicos que avaliaram 25% ou 30%, e acaba que a pele pode até sofrer irritação, e não vai ter nenhum benefício a mais em relação à concentração de 10% a 20%.

E você, Jéssica? Como consumidora, você sente todos os benefícios na sua pele? Depois de quanto tempo você começou a sentir os resultados?

Sinto todos. Eu adoro, comecei a usar há não muito tempo, mas foi incrível como vi que deu uma super diferença na pele. Quando vemos outra pessoa falando sobre, podemos pensar: "será?", mas quando a gente vê a diferença na pele, é realmente tudo. Algumas manchinhas de espinhas que eu tinha foram saindo, quase um milagre na pele.

Com uma semana, comecei a ver a pele mais radiante, mais bonita. Depois de 1 mês as manchinhas começaram a diminuir também, a ficarem um pouco mais clarinhas. Então, com uma semana comecei a sentir a pele muito mais viçosa.

Existe alguma diferença clara entre vitamina C pura e a derivada dela, para não ter erro na hora de comprar?

Daniel Dziabas: Geralmente isso vai constar na própria embalagem do produto. Quando ele tem vitamina C pura, vai constar que tem vitamina C pura a uma determinada concentração, como 10%. É claro que é o seu dermatologista que vai te ajudar a escolher o melhor produto que contenha essa substância, o ácido ascórbico puro.

Além disso, a vitamina C pura tem uma propriedade que tem de ter um pH muito preciso e ter todo um cuidado em relação à embalagem, inclusive com outras substâncias que são colocadas juntamente a ela, para que se garanta a estabilidade.

Por isso, são realmente produtos prime e selecionados, que vão conseguir fornecer às pessoas essa disponibilidade nessa alta concentração de uma forma pura e realmente estável e que entregue os resultados que os estudos científicos avaliaram.